O QUE É A ESPECIALIDADE COLOPROCTOLOGIA?

Coloproctologia é uma especialidade médica cirúrgica. Para ser Coloproctologista, após a formação em Medicina, que dura 6 anos, o médico deve fazer Residência Médica em Cirurgia Geral, com duração de 2 anos (hoje em processo de expansão para 3 anos), e em seguida fazer outra Residência Médica em Coloproctologia, com duração de mais 2 anos.

O Coloproctologista diagnostica e realiza o tratamento cirúrgico das patologias colorretais, que são as doenças do intestino grosso (cólon e reto) e do ânus. O especialista realiza também, colonoscopia, que é o exame endoscópico do intestino grosso, sendo possível fazer diagnóstico e tratamento através deste procedimento.

As principais patologias que o Coloproctologista trata diariamente são: doença hemorroidária, fissura anal, fístula anal, prolapso retal, cisto pilonidal, doença diverticular, câncer colorretal, entre outras.

Se você precisa realizar colonoscopia, apresenta alteração do hábito intestinal, histórico familiar de câncer colorretal, sintomas na região anal como dor, prolapso, sangramento, coceira ou algum diagnóstico de patologia do cólon, reto ou ânus com indicação cirúrgica, o Coloproctologista é o especialista que você deve procurar.